Tecnologia em Sistemas para Internet

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Toledo

Estação de baixo custo para monitoramento de odor

Edson Tavares de Camargo

O objetivo desta proposta é desenvolver uma estação de medição de odor de baixo custo para detectar e mensurar a presença de gases traçadores de odor. Apoiada no conceito de Internet das Coisas e Cidades Inteligentes, a estação de baixo custo é um dispositivo eletrônico dotado de sensores eletroquímicos e/ou óxidos metálicos que medem os gases amônia (NH3), sulfeto de hidrogênio (H2S), dióxido de enxofre (SO2), Composto Orgânicos Voláteis Totais (COVT) e metanotiol (CH3SH). A estação ainda registra a temperatura, umidade e, opcionalmente, a velocidade e direção do vento. Os dados monitorados são armazenados localmente e também enviados em tempo real para a Internet. O dispositivo eletrônico se comunica com a Internet através de uma rede de comunicação de longa distância com a tecnologia LoRaWAN..

Implantação de uma rede para Internet das Coisas em Toledo/PR

Edson Tavares de Camargo, Fabio Alexandre Spanhol

Projeto, implantação e manutenção de uma rede de longo alcance e baixa potência, com a tecnologia LoRaWAN, na área urbana do município. O Programa Cidades Inteligentes propõe o projeto e desenvolvimento de sistemas para monitoramento da qualidade da água dos corpos hídricos superficiais, o monitoramento dos parâmetros de qualidade do ar, o rastreamento de odores e o monitoramento dos caminhões da coleta seletiva. Todos esses sistemas fazem uso da rede LoRaWAN para enviar e receber dados via Internet. Portanto, a operacionalização da rede é o primeiro importante passo para a concretização dos demais projetos do Programa Cidades Inteligentes. Destaca-se ainda que a rede pode ser útil a diversos outros projetos que venham a ser propostos pelo município, empresas e universidades..

Sistema de Rastreamento de Veículos Baseado em uma Rede de Longo Alcance e Baixa Potência

Edson Tavares de Camargo, Fabio Alexandre Spanhol

O objetivo do projeto é desenvolver um sistema baseado na tecnologia LoRaWAN para monitoramento de veículos. LoRaWAN é um padrão de comunicação sem fio para a interligação de dispositivos LoRa que vem ganhando espaço para o desenvolvimento do conceito de IoT. Esse padrão prevê a interligação de diversos dispositivos separados por uma longa distância sem a necessidades de complexos sistemas transmissores e receptores. Uma das aplicações de sucesso da tecnologia LoRaWAN é em cidades inteligentes pois em ambientes densos o alcance da tecnologia chega a 6 km. De forma específica, o sistema deverá monitorar veículos e disponibilizar os dados de monitoramento para a população e/ougestores através da Internet, usando aplicativos móveis e um portal Web. Através do sistema será possível localizar em tempo real um veículo dentro da área de abrangência da rede, verificar a rota programada e consultar o histórico de trajetos do veículos..

Para reduzir desperdício de energia elétrica e aumentar o controle sobre ambientes, estamos desenvolvendo dois produtos.No primeiro produto, sensores monitoram se há pessoas no ambiente, se não houver, depois de um tempo pré-programado os equipamentos de ar-condicionado, iluminação e outros que se desejar, serão desligados. Ao detectar novamente a presença de pessoas no ambiente, poderão ser religados automaticamente. O segundo produto, evolução do primeiro, é um sistema com sensores e atuadores que se comunicam, entre si e com a Internet, e que permitirá uma gestão integrada e inteligente dos ambientes monitorados. Por exemplo, sensores de presença e luminosidade serão usados não apenas para ligar e desligar luzes e ar-condicionado, mas também gerar alarmes e relatórios online para os gestores. Sensores de abertura de porta e janelas informam se há necessidade de fechar o ambiente caso esteja chovendo. Estes sensores também poderão ser usados como sistema de segurança (alarme)..